Finep disponibiliza R$ 500 mil para levar jovens brasileiros a olimpíadas internacionais de ciências

 metals

A Finep lança nesta segunda-feira, 7 de maio, edital no valor de R$ 500 mil para financiar a participação de estudantes brasileiros em edições internacionais de olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Internacional de Matemática. Serão apoiadas despesas com deslocamento (passagens, vistos, seguros e diárias), além de taxas de inscrição. Podem concorrer à chamada instituições organizadoras de etapas nacionais das olimpíadas. Por exemplo: para a Olimpíada Internacional de Física, a organizadora da Olimpíada Brasileira de Física é que pode solicitar os recursos, como executora.

Um dos requisitos do edital é que a participação na etapa internacional da olimpíada ocorra até 12 meses a partir do resultado final da chamada, com divulgação a partir de 15 de junho de 2018 (a execução do projeto pode ser prorrogada a critério da Finep). O prazo para envio eletrônico de propostas se encerra no 17 de maio.

O objetivo da Finep é auxiliar as instituições organizadoras de olimpíadas científicas a custearem a ida dos vencedores de etapas nacionais em fases posteriores que venham a ser realizadas no exterior. “Os estudantes não podem mais depender de campanhas de financiamento coletivo para competir em outros países. Temos mentes brilhantes que precisam desse apoio”, destaca Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep.

De acordo com ele, a Finep decidiu tomar a iniciativa por conta da carência de recursos para novas participações de jovens talentos brasileiros em olimpíadas internacionais de ciências. É a primeira vez que a financiadora apoia este tipo de ação. “Queremos estimular a vocação dos jovens para a ciência”, afirma Wanderley.

Finep